FÓRUM I – EDUCAÇÃO INFANTIL
E ENSINO FUNDAMENTAL
Marcado: Educação infantil e ensino fundamental
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FÓRUM I – EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
O Plano Nacional de
Educação (2014/2024) em movimento.
O Plano Nacional de Educação
(PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos
próximos dez anos. O primeiro grupo são metas estruturantes para a garantia do
direito a educação básica com qualidade, e que assim promovam a garantia do
acesso, à universalização do ensino obrigatório, e à ampliação das
oportunidades educacionais. Um segundo grupo de metas diz respeito
especificamente à redução das desigualdades e à valorização da diversidade,
caminhos imprescindíveis para a equidade. O terceiro bloco de metas trata da
valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as
metas anteriores sejam atingidas, e o quarto grupo de metas refere-se ao ensino
superior.
Descreva com suas
palavras a importância do ‘’Plano Nacional de
Educação (PNE). ’’
O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) é uma ferramenta
gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho: focalizar sua
energia, assegurar que sua equipe trabalhe para atingir os mesmos objetivos e avaliar e adequar sua direção em resposta
a um ambiente em constante mudança.
O Plano Nacional de Educação (PNE) é uma lei
brasileira que estabelece diretrizes e metas para o desenvolvimento nacional,
estadual e municipal da educação. O Plano vincula os entes federativos às suas
medidas, e os obriga a tomar medidas próprias para alcançar as metas previstas.
A meta de “universalizar o ensino fundamental de 9
(nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir
que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa
na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE” constitui- -se em um grande desafio para os EDUCADORES.
As metas são de grande importância visto que todas visam garantir
acessibilidade e qualidade de ensino, em todos os níveis e para todos. Visando
o direito biológico de cada indivíduo a sua educação integral. E também buscam aumentar o índice
de inclusão e de rendimento.
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