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terça-feira, 3 de janeiro de 2023

DISSERTAÇÃO FÓRUM II – EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

 

FÓRUM II – EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

Marcado: Educação infantil e ensino fundamental

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FÓRUM II – EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

Marcado: ED. INFANTIL E ENS. FUNDAMENTAL

O desenvolvimento infantil é um processo pelo qual todas as crianças passam desde o nascimento até mais ou menos 6 anos de idade. Está relacionado ao desenvolvimento de habilidades específicas que garantem a autossuficiência da criança.

Descreva a importância do educador no processo de desenvolvimento infantil.

 O professor da Educação Infantil faz mais do que facilitar projetos de arte e artesanato ao longo do dia. É ele quem fornece estrutura e ajuda as crianças a crescerem em suas habilidades de leitura e escrita; ensina Ciências instigando a curiosidade e ajuda as crianças a se entenderem no mundo.

 

importância do professor na educação infantil se reflete em toda a sociedade. Os educadores participam ativamente da formação dos cidadãos e desempenham um papel fundamental na difusão de conhecimentos científicos e desenvolvimento social das crianças.

 

A educação infantil é essencial para a formação de sujeitos respeitosos, críticos e reflexivos. Nesse cenário, o professor atua em prol do processo de aprendizagem dos alunos, além de trabalhar questões relacionadas aos valores sociais e éticos. Dessa forma, os educadores trabalham com a transmissão de conhecimentos científicos e sociais, que favorecem a convivência em sociedade.

 

 

 

Bibliografia sobre EDUCAÇÃO INFANTIL.

 

BASSEDAS, E.; HUGUET, T.; SOLÉ, I. Aprender e Ensinar na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999.

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Summus, 1984.

BRANCO, Magda. A identidade e autonomia em crianças de 0 a 5 anos: abordagem psicanalítica. Curitiba: Pro – infantil Editora. 2008.

CRAIDY, Carmem M. e KAERCHER, Gládis E. P. S. Educação infantil : pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.

DE VRIES, Rheta.; ZAN, Betty. A Ética na Educação Infantil: O Ambiente Sócio-moral na Escola. Porto Alegre: Artmed, 1998.

DEL PRIORE, Mary. História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto.

DEVRIES, Rheta. A ética na educação infantil : o ambiente sócio-moral na escola. Porto Alegre: Artmed, 1998.

EDWARDS, Carolyn. As cem linguagens da criança : a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.

GREIG, Philippe. A criança e seu desenho: o nascimento da arte e da escrita. Porto Alegre: Artmed, 2004.

GREIG, Philippe. A criança e seu desenho: o nascimento da arte e da escrita. Porto Alegre: Artmed, 2004.

HEYWOOD, Colin. Uma história da infância: da idade média a época contemporânea no Ocidente. Porto Alegre: Artmed.

HOLT, John. Como as crianças aprendem. Campinas, SP, Verus Editora, 2007.

KRAMER, Sônia (org.). Infância e educação infantil. Campinas (SP): Papirus, 1999.

KRAMER, Sônia (org.). Profissionais de educação infantil: gestão e formação. São Paulo: Ática, 2005.

KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Infância e educação infantil : uma abordagem histórica. Porto Alegre, Mediação, 1998.

Linda Kinney & Pat Wharton. Tornando visível a aprendizagem das crianças: Educação infantil em Reggio Emilia Porto Alegre: Artmed, 2009.

LLEIXÀ ARRIBAS, Teresa et al. Educação Infantil: desenvolvimento, currículo e organização escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MEIRIEU, Philipe. O Cotidiano da Escola e da Sala de Aula: O fazer e o compreender. Porto Alegre: Artmed, 2005.

PAECHTER, Carrie. Meninos e meninas: Aprendendo sobre masculinidades e feminidades. Porto Alegre: Artmed, 2009.

RODRÍGUEZ, Cintia. O nascimento da inteligência: do ritmo ao símbolo. Porto Alegre: Artmed.

ROSSETTI-FERREIRA,Maria Clotilde (org.). Os fazeres na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2003.

 

BASSEDAS, E.; HUGUET, T.; SOLÉ, I. Aprender e Ensinar na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999.

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Summus, 1984.

BRANCO, Magda. A identidade e autonomia em crianças de 0 a 5 anos: abordagem psicanalítica. Curitiba: Pro – infantil Editora. 2008.

CRAIDY, Carmem M. e KAERCHER, Gládis E. P. S. Educação infantil : pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.

DE VRIES, Rheta.; ZAN, Betty. A Ética na Educação Infantil: O Ambiente Sócio-moral na Escola. Porto Alegre: Artmed, 1998.

DEL PRIORE, Mary. História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto.

DEVRIES, Rheta. A ética na educação infantil : o ambiente sócio-moral na escola. Porto Alegre: Artmed, 1998.

EDWARDS, Carolyn. As cem linguagens da criança : a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.

GREIG, Philippe. A criança e seu desenho: o nascimento da arte e da escrita. Porto Alegre: Artmed, 2004.

GREIG, Philippe. A criança e seu desenho: o nascimento da arte e da escrita. Porto Alegre: Artmed, 2004.

HEYWOOD, Colin. Uma história da infância: da idade média a época contemporânea no Ocidente. Porto Alegre: Artmed.

HOLT, John. Como as crianças aprendem. Campinas, SP, Verus Editora, 2007.

KRAMER, Sônia (org.). Infância e educação infantil. Campinas (SP): Papirus, 1999.

KRAMER, Sônia (org.). Profissionais de educação infantil: gestão e formação. São Paulo: Ática, 2005.

KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Infância e educação infantil : uma abordagem histórica. Porto Alegre, Mediação, 1998.

Linda Kinney & Pat Wharton. Tornando visível a aprendizagem das crianças: Educação infantil em Reggio Emilia Porto Alegre: Artmed, 2009.

LLEIXÀ ARRIBAS, Teresa et al. Educação Infantil: desenvolvimento, currículo e organização escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MEIRIEU, Philipe. O Cotidiano da Escola e da Sala de Aula: O fazer e o compreender. Porto Alegre: Artmed, 2005.

PAECHTER, Carrie. Meninos e meninas: Aprendendo sobre masculinidades e feminidades. Porto Alegre: Artmed, 2009.

RODRÍGUEZ, Cintia. O nascimento da inteligência: do ritmo ao símbolo. Porto Alegre: Artmed.

ROSSETTI-FERREIRA,Maria Clotilde (org.). Os fazeres na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2003.

 

 

 

Mínimo de linhas 05 máximo 08. 

 

 

 

 

 

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