TV E RÁDIO INESPEC 2007-2023

Protocolo 17.151.048 – 2021. 26 de junho de 2021, as 10:30:57 Análise da web de classe empresarial. Apresentada na plataforma de nível internacional do Google.

domingo, 15 de janeiro de 2023

LICENCIATURA EM QUÍMICA SEMINÁRIOS E FÓRUNS CURSO INTERDISCIPLINAR A QUÍMICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

 

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI - UNIFAVENI

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

LICENCIATURA EM QUÍMICA

SEMINÁRIOS E FÓRUNS

https://wwwforunsead.blogspot.com/

https://ava.pos.unifaveni.com.br/wp-content/uploads/2017/09/A-F%C3%8DSICA-NO-ENSINO-DE-CI%C3%8ANCIAS.pdf

https://ava.pos.unifaveni.com.br/wp-content/uploads/2017/09/O-CURR%C3%8DCULO-DA-F%C3%8DSICA-1.pdf

CURSO INTERDISCIPLINAR A QUÍMICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

 

Mas, como despertar o interesse dos alunos para o estudo da Química? Como utilizar o conhecimento de Química na formação de cidadãos conscientes de sua responsabilidade frente à sociedade? Pensando nesses questionamentos, essa disciplina utiliza uma metodologia que associa conteúdo teórico com atividades experimentais num contexto problematizador. Além disso, aborda aspectos didático-pedagógicos que habilitam você a utilizar novas metodologias e técnicas no processo de ensino-aprendizagem, exercendo um papel, junto aos alunos, de mediador de um saber-fazer crítico e reflexivo. Vamos começar o nosso estudo da Química notando que o mundo natural é um ambiente material, formado por substâncias, e que, portanto, pode ser melhor compreendido por essa ciência. Nesta aula, você verá como a Química está presente em tudo que nos cerca e constatará, através de exemplos de sua aplicação, a importância da Química para a sociedade e sua ligação com outras áreas das ciências. Você também será levado a refl etir sobre as consequências do uso da Química com responsabilidade social.

Referências

ALVES, Líria. Airbag e reação de decomposição. Disponível em: <http://www.brasilescola. com/quimica/air-bag-reacao-decomposicao.htm>. Acesso em: 27 jan. 2010.

CDCC-USP. Reações químicas I. Disponível em: <www.cdcc.usp.br/exper/medio/ quimica/2reacao1g.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2010.

FERREIRA, Edilene Cristina; MONTES, Ronaldo. Produção de bebidas alcoólicas. Química nova na escola, n. 10, 1999.

KOTZ, John C.; TREICHEL Jr., Paul. Química e reações químicas. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC editora, 2002. v 1.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira et al. Química e sociedade: módulo 02. São Paulo: Editora nova geração, 2003.

SILVA JUNIOR, Cesar da Sanches et al. Ciências: entendendo a natureza: a matéria e a energia: 8ª série/ 9º ano. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

TOLENTINO, Mario; ROCHA-FILHO, Romeu C. Química no efeito estufa. Química Nova na Escola, n. 8, nov. 1998.

WHITTEN, K. W.; DAVIS, R. E.; PECK, L. M. General Chemistry; with qualitative analysis. 7. ed. Belmont: Brooks/Cole, 2004. p. 149.

WIKIPÉDIA. Reação de decomposição. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/

Rea%C3%A7%C3%A3o_de_decomposi%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 27 jan. 2010.

 

EMENTA:

 1 INTRODUÇÃO.............................................................................................................

2 A QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA FORMAR  CIDADÃOS..........................

2.1 Considerações iniciais sobre o ensino de química/ ciências no  contexto atua........

2.2 Tendências que reforçam o ensino de Química para a cidadania.............................

2.3 Como trabalhar a química cidadã no ensino fundamental ........................................

3 RELAÇÃO ENTRE SENSO COMUM E O CONHECIMENTO

CIENTÍFICO........................................................................................................................

3.1 Evolução do pensamento humano.............................................................................

3.2 O que é senso comum? ...............................................................................................

3.3 O que é o método científico? .......................................................................................

3.4 Existe relação entre senso comum e o conhecimento científico?.................................

3.5 Alquimia, a precursora da Química ................................................................................

4 EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA/CIÊNCIAS ....................................................

4.1 O que são atividades experimentais? ...............................................................................

4.2 Qual a utilidade didática dos experimentos no ensino de química/ciências? ..................

4.3 Que elementos são importantes para organizar uma aula experimental?.. .....................

4.4 Onde encontrar sugestões de atividades experimentais?..................................................

4.5 Como enfrentar as dificuldades mais comuns de uma aula experimental?. ......................

5 CUIDADOS BÁSICOS QUANDO USAMOS O LABORATÓRIO DE QUÍMICA................................

5.1 Produtos químicos do laboratório........................................................................................

5.2 Materiais e equipamentos utilizados no laboratório de química .........................................

5.2.1 Materiais.............................................................................................................................

5.2.2 Equipamentos .....................................................................................................................

6 CONCEITOS BÁSICOS DA QUÍMICA ............................................................................................

6.1 Classificação da matéria: propriedades físicas e químicas da matéria....................................

6.1.1 Química: a ciência que estuda a matéria ..................................... ........................................

6.1.2 Propriedades químicas da matéria.........................................................................................

6.2 Diferença entre mistura homogênea e heterogênea de substâncias puras..............................

6.2.1 Substâncias puras x misturas ..................................................................................................

6.2.2 Mistura homogênea e heterogênea .......................................................................................

7 MOLÉCULAS, ÍONS, FÓRMULAS QUÍMICAS E FÓRMULAS DOS COMPOSTOS IÔNICOS..................

7.1 Moléculas e íons ........................................................................................................................

7.1.1 Moléculas e ligação covalente ................................................................................................

7.1.2 Íons e a ligação iônica..............................................................................................................

7.2 Fórmulas químicas.....................................................................................................................

7.2.1 Fórmulas moleculares.............................................................................................................

7.2.2 Fórmulas estruturais ..............................................................................................................

7.2.3 Fórmulas empíricas.................................................................................................................

7.3 Representação das fórmulas moleculares e empíricas e dos compostos iônicos .......................

7.3.1 Representação das fórmulas moleculares e empíricas............................................................

7.3.2 Representação das fórmulas dos compostos iônicos .............................................................

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ....................................................................................................

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://ava.unifaveni.com.br/historico/

  PAINEL ACADÊMICO PROTOCOLOS DOCUMENTOS                               Selecione o curso para visualizar o histórico de notas.   ↓          ...