CENTRO UNIVERSITÁRIO
FAVENI - UNIFAVENI
ATIVIDADES
COMPLEMENTARES
LICENCIATURA EM QUÍMICA
SEMINÁRIOS E FÓRUNS
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CURSO INTERDISCIPLINAR A
QUÍMICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Mas, como despertar o
interesse dos alunos para o estudo da Química? Como utilizar o conhecimento de
Química na formação de cidadãos conscientes de sua responsabilidade frente à
sociedade? Pensando nesses questionamentos, essa disciplina utiliza uma
metodologia que associa conteúdo teórico com atividades experimentais num contexto
problematizador. Além disso, aborda aspectos didático-pedagógicos que habilitam
você a utilizar novas metodologias e técnicas no processo de
ensino-aprendizagem, exercendo um papel, junto aos alunos, de mediador de um
saber-fazer crítico e reflexivo. Vamos começar o nosso estudo da Química
notando que o mundo natural é um ambiente material, formado por substâncias, e
que, portanto, pode ser melhor compreendido por essa ciência. Nesta aula, você
verá como a Química está presente em tudo que nos cerca e constatará, através
de exemplos de sua aplicação, a importância da Química para a sociedade e sua
ligação com outras áreas das ciências. Você também será levado a refl etir
sobre as consequências do uso da Química com responsabilidade social.
Referências
ALVES, Líria. Airbag e
reação de decomposição. Disponível em: <http://www.brasilescola. com/quimica/air-bag-reacao-decomposicao.htm>.
Acesso em: 27 jan. 2010.
CDCC-USP. Reações
químicas I. Disponível em: <www.cdcc.usp.br/exper/medio/ quimica/2reacao1g.pdf>.
Acesso em: 27 jan. 2010.
FERREIRA, Edilene
Cristina; MONTES, Ronaldo. Produção de bebidas alcoólicas. Química nova na
escola, n. 10, 1999.
KOTZ, John C.; TREICHEL
Jr., Paul. Química e reações químicas. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC editora,
2002. v 1.
SANTOS, Wildson Luiz
Pereira et al. Química e sociedade: módulo 02. São Paulo: Editora nova geração,
2003.
SILVA JUNIOR, Cesar da
Sanches et al. Ciências: entendendo a natureza: a matéria e a energia: 8ª
série/ 9º ano. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
TOLENTINO, Mario;
ROCHA-FILHO, Romeu C. Química no efeito estufa. Química Nova na Escola, n. 8,
nov. 1998.
WHITTEN, K. W.; DAVIS,
R. E.; PECK, L. M. General Chemistry; with qualitative analysis. 7. ed.
Belmont: Brooks/Cole, 2004. p. 149.
WIKIPÉDIA. Reação de
decomposição. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/
Rea%C3%A7%C3%A3o_de_decomposi%C3%A7%C3%A3o>.
Acesso em: 27 jan. 2010.
EMENTA:
1
INTRODUÇÃO.............................................................................................................
2 A QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
PARA FORMAR CIDADÃOS..........................
2.1 Considerações iniciais sobre
o ensino de química/ ciências no contexto
atua........
2.2 Tendências que reforçam o
ensino de Química para a cidadania.............................
2.3 Como trabalhar a química
cidadã no ensino fundamental ........................................
3 RELAÇÃO ENTRE SENSO COMUM E O
CONHECIMENTO
CIENTÍFICO........................................................................................................................
3.1 Evolução do pensamento
humano.............................................................................
3.2 O que é senso comum?
...............................................................................................
3.3 O que é o método científico?
.......................................................................................
3.4 Existe relação entre senso
comum e o conhecimento científico?.................................
3.5 Alquimia, a precursora da
Química ................................................................................
4 EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE
QUÍMICA/CIÊNCIAS ....................................................
4.1 O que são atividades
experimentais? ...............................................................................
4.2 Qual a utilidade didática dos
experimentos no ensino de química/ciências? ..................
4.3 Que elementos são importantes
para organizar uma aula experimental?.. .....................
4.4 Onde encontrar sugestões de
atividades experimentais?..................................................
4.5 Como enfrentar as
dificuldades mais comuns de uma aula experimental?. ......................
5 CUIDADOS BÁSICOS QUANDO USAMOS
O LABORATÓRIO DE QUÍMICA................................
5.1 Produtos químicos do
laboratório........................................................................................
5.2 Materiais e equipamentos
utilizados no laboratório de química .........................................
5.2.1
Materiais.............................................................................................................................
5.2.2 Equipamentos
.....................................................................................................................
6 CONCEITOS BÁSICOS DA QUÍMICA
............................................................................................
6.1 Classificação da matéria:
propriedades físicas e químicas da matéria....................................
6.1.1 Química: a ciência que
estuda a matéria ..................................... ........................................
6.1.2 Propriedades químicas da
matéria.........................................................................................
6.2 Diferença entre mistura
homogênea e heterogênea de substâncias puras..............................
6.2.1 Substâncias puras x
misturas ..................................................................................................
6.2.2 Mistura homogênea e
heterogênea .......................................................................................
7 MOLÉCULAS, ÍONS, FÓRMULAS
QUÍMICAS E FÓRMULAS DOS COMPOSTOS IÔNICOS..................
7.1 Moléculas e íons ........................................................................................................................
7.1.1 Moléculas e ligação
covalente ................................................................................................
7.1.2 Íons e a ligação
iônica..............................................................................................................
7.2 Fórmulas
químicas.....................................................................................................................
7.2.1 Fórmulas
moleculares.............................................................................................................
7.2.2 Fórmulas estruturais
..............................................................................................................
7.2.3 Fórmulas
empíricas.................................................................................................................
7.3 Representação das fórmulas
moleculares e empíricas e dos compostos iônicos .......................
7.3.1 Representação das fórmulas
moleculares e empíricas............................................................
7.3.2 Representação das fórmulas
dos compostos iônicos .............................................................
8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
....................................................................................................
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