TV E RÁDIO INESPEC 2007-2023

Protocolo 17.151.048 – 2021. 26 de junho de 2021, as 10:30:57 Análise da web de classe empresarial. Apresentada na plataforma de nível internacional do Google.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

FÓRUM II – FILOSOFIA DA CIÊNCIA. A Filosofia da Ciência surge como um ramo distinto do saber no final do século 18...

 

FÓRUM II – FILOSOFIA DA CIÊNCIA

Marcado: `Filosofia da Ciência

A diferença entre ciência e filosofia, Will Durant | AudioTexto | Voz Humana 

https://www.youtube.com/watch?v=p7iZMefRlXc&feature=emb_logo 

https://ava.unifaveni.com.br/forums/topic/forum-i-filosofia-da-ciencia-5/#post-10261858

https://ava.unifaveni.com.br/forums/topic/forum-i-filosofia-da-ciencia-5/page/191/

https://ava.unifaveni.com.br/forums/forum/%e2%9e%9c-forum-2a-licenciatura-em-historia/page/3/

https://ava.unifaveni.com.br/forums/topic/forum-ii-filosofia-da-ciencia-5/

https://ava.unifaveni.com.br/forums/topic/forum-ii-filosofia-da-ciencia-5/page/194/

 

A Filosofia da Ciência surge como um ramo distinto do saber no final do século 18 e se consolida no século 19. Estamos no contexto da Revolução Industrial, das expedições científicas na América, na busca por entender o funcionamento da natureza. Desta forma, surgem duas proposições de como o ser humano deve ser aproximar da natureza. Nietzsche (1844-1900) defendia que só é possível conhecer a natureza pela força e dominação. Todo conhecimento implicaria em poder. 

Faça uma linha do tempo, descrevendo os principais nomes da filosofia da ciência e suas contribuições para esta área do conhecimento.

Num mundo tão dominado por "cultura pop", nada melhor do que mostrar o que a ciência underground ou filosofia natural fez pela ciência! Temos que conscientizar as novas gerações, filosofia e ciência normalmente andam juntas (exceto no pós-modernismo). Temos que combater a demência digital, a preguiça que as pessoas tem em ler textos com mais de 280 caracteres, a dificuldade em focar e se concentrar, não vejo como isso pode ser combatido sem educação e sem filosofia.

Contribuição ao método científico.

O método científico existe para auxiliar na construção do conhecimento científico, que se desenvolve a partir do surgimento de questionamentos ou de problemas a serem resolvidos.

Só que a contribuição inestimável de Aristóteles ao método científico suplanta em muito seus erros como pesquisador e teórico. Seu legado de conhecimento obtido pela observação, método e lógica seguem desde a antiga Grécia como fundamentos indispensáveis da boa ciência.

Entre vários  filósofos da ciência, citaremos:

·         Isaac Newton.

·         René Descartes.

·         Nietszche.

·         Charles Darwin.

·         Karl Popper.

·         Albert Einstein.

 

Os filósofos pré-socráticos foram os primeiros a propor explicações naturais para o surgimento e funcionamento do mundo, por exemplo: Anaximandro (610 a.C – 546 a.C.) propôs um modelo em que a Terra teria um formato cilíndrico, antes mesmo dos experimentos de Eratóstenes (276 a.C. – 194 a.C.) confirmarem que o planeta é redondo; Demócrito de Abdera (460 a.C. – 370 a.C.) é o exemplo mais significativo de contribuição à ciência, pois ele pressupôs uma noção primitiva de átomo, partindo da ideia de que há espaços vazios e divisíveis não-infinitamente na matéria. Muitos séculos depois, a hipótese de Demócrito chegou a dividir a física moderna entre defensores e negadores do modelo atômico até que a confirmação viesse dos experimentos de Joseph Thomson (1856 – 1940) e Ernest Rutherford (1871 – 1937).

No século passado, o positivismo lógico movimentou a filosofia em uma direção mais analítica, propondo análises lógicas de enunciados e teorias científicas, principalmente com o filósofo e lógico Rudolf Carnap (1891 – 1970) e inspirações do trabalho do filósofo da linguagem Ludwig Wittgenstein (1889 – 1951). Em oposição às teses positivistas, apareceu o filósofo da ciência Karl Popper (1902 – 1994) com a obra A Lógica da Pesquisa Científica (1934), propondo um critério de demarcação entre ciência e não-ciência.

 

 

 

PESQUISA PARA APROFUNDAMENTO INTERDISIPLINAR NO CONHECIMENTO

Bibliografia

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1991.

DARLING, David. The universal book of mathematics: from abracadabra to Zeno's

paradoxes. Nashville: Turner Publishing Company, 2004.

DESCARTES, René. Discurso do Método. Coleção Fundamentos do Direito. São

Paulo: Ícone Editora Ltda., 2006.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica. São

Paulo: Editora Atlas, 2003.

SOUZA, Líria Alves de. Método Científico, 2008. Disponível em:

<http://brasilescola.uol.com.br/quimica/metodo-cientifico.htm>. Acesso em: 23 ago.

2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://ava.unifaveni.com.br/historico/

  PAINEL ACADÊMICO PROTOCOLOS DOCUMENTOS                               Selecione o curso para visualizar o histórico de notas.   ↓          ...