FÓRUM iI – SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
HTTPS://AVA.UNIFAVENI.COM.BR/FORUMS/TOPIC/FORUM-I-SOCIOLOGIA-DA-EDUCACAO-42/
https://ava.unifaveni.com.br/forums/topic/forum-ii-sociologia-da-educacao-41/
PARTICIPAÇÃO EM RESUMO:
FÓRUM iI – SOCIOLOGIA DA
EDUCAÇÃO.
https://ava.unifaveni.com.br/forums/topic/forum-ii-sociologia-da-educacao-28/
https://ava.unifaveni.com.br/forums/topic/forum-ii-sociologia-da-educacao-28/page/55/#post-10308482
Os desafios da
sociologia
Disciplina precisa estar atenta ao
novo papel que o corpo humano desempenha
Embora esqueçamos frequentemente, “sociologia”
significa falar da sociedade. Não mais que isso, mas também não menos. Em meio
a tantas falas, seu desafio é falar com qualidade, argúcia e desenvoltura. Os
sociólogos são por vezes os primeiros a esquecer isso; mas o esquecimento é
fundamental para que haja a lembrança. Esquecendo muito e lembrando um pouco,
gostaria de alentar problemas que a sociologia, em meu juízo, não deveria
deixar de lado nos tempos que correm.
Em primeiro lugar, ela precisa atualizar sempre e
sempre mais sua consciência histórica, para perceber o que há nos tempos que
correm que de fato os singularizam em relação a outros tempos -e em que medida.
Com isso já está dito que os tempos são múltiplos, complexos e, o mais das
vezes, contraditórios; e também que muito do que pode aparecer como novo não é
necessariamente tão novo assim.
Pede-se: Após a leitura do texto, faça um comentário-crítico em
poucas linhas sobre o tema.
Analisando a realidade
pela qual permeia a vida social se faz mais que necessário a inclusão da
disciplina sociologia, a fim de gerar reflexão.
“O conhecimento sociológico
espirala dentro e fora do universo da vida social, reconstruindo tanto esse
universo como a si mesmo como uma parte integral deste processo.” Anthony
Giddens.
Para compreender o sentido da
sociologia como disciplina na grade curricular da formação do professor
devemos, antes, compreender os objetivos pelas quais a disciplina se pretende
atingir e qual a sua importância na educação. Isso requer que se estabeleça
parâmetros de analise, dimensionar o sentido da disciplina, buscar compreender
o que ela tem de específico e qual sua contribuição no processo educativo.
É importante fixar o entendimento
que ensino da Sociologia na formação do professor não é formar sociólogos, mas
possibilitar ao futuro-educador pensar sociologicamente. Pois como elucida
SOUTO (1987) “pensar sociologicamente é pensar não só de modo racionalmente
rigoroso, como também de maneira a ser comprovada pela observação controlada
dos fatos sociais”. O papel da sociologia no sistema educacional é contribuir
para que o estudante pense e reflita de forma autônoma e permanente,
principalmente diante da realidade da sala de aula e seus agentes participes do
processo ensino-aprendizagem.
Referência bibliográfica.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade
liquida. São Paulo, 2000.
BERGER, Peter. Perspectivas
sociológicas: uma visão humanística. 18.ed. Petrópolis: Vozes,
1998.
COSTA, Cristina. Revista:
Sociologia: Introdução à ciência da sociedade. 2.ed.São Paulo:
Moderna, 1997.
GIDDENS, Anthony. Conseqüências
da modernidade. São Paulo, UNESP, 1991.
GIDDENS, Anthony. Em defesa da
Sociologia: Ensaios, interpretações e tréplicas. São Paulo,
UNESP, 2001.
IANNI, Octavio. A Sociologia e o
Mundo Moderno. São Paulo: EDUC, 1988.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO –
Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Médio.
Brasília, MEC, 1999 – Ciências
Humanas e suas Tecnologias V.4
MILLS, Wright. A Imaginação
Sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1965.
SILVA, Ileizi. A Sociologia no
ensino médio: os desafios institucionais e epistemológicos para
a consolidação da disciplina.
Disponível em http:www.ufrgs.br/ensinosociologia.htm.acessado
em 30/07/2009 às 07:30m.
SOUTO, Cláudio. O que é pensar
sociologicamente. São Paulo: EPU, 1987.
Nenhum comentário:
Postar um comentário