TV E RÁDIO INESPEC 2007-2023

Protocolo 17.151.048 – 2021. 26 de junho de 2021, as 10:30:57 Análise da web de classe empresarial. Apresentada na plataforma de nível internacional do Google.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

FÓRUM iI – SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM QUÍMICA - DISSERTAÇÃO

 

FÓRUM iI – SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

HTTPS://AVA.UNIFAVENI.COM.BR/FORUMS/TOPIC/FORUM-I-SOCIOLOGIA-DA-EDUCACAO-42/

https://ava.unifaveni.com.br/forums/topic/forum-ii-sociologia-da-educacao-41/

PARTICIPAÇÃO EM RESUMO:

FÓRUM iI – SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO.

https://ava.unifaveni.com.br/forums/topic/forum-ii-sociologia-da-educacao-28/

https://ava.unifaveni.com.br/forums/topic/forum-ii-sociologia-da-educacao-28/page/55/#post-10308482

 

Os desafios da sociologia

Disciplina precisa estar atenta ao novo papel que o corpo humano desempenha

Embora esqueçamos frequentemente, “sociologia” significa falar da sociedade. Não mais que isso, mas também não menos. Em meio a tantas falas, seu desafio é falar com qualidade, argúcia e desenvoltura. Os sociólogos são por vezes os primeiros a esquecer isso; mas o esquecimento é fundamental para que haja a lembrança. Esquecendo muito e lembrando um pouco, gostaria de alentar problemas que a sociologia, em meu juízo, não deveria deixar de lado nos tempos que correm.

Em primeiro lugar, ela precisa atualizar sempre e sempre mais sua consciência histórica, para perceber o que há nos tempos que correm que de fato os singularizam em relação a outros tempos -e em que medida. Com isso já está dito que os tempos são múltiplos, complexos e, o mais das vezes, contraditórios; e também que muito do que pode aparecer como novo não é necessariamente tão novo assim.

Pede-se: Após a leitura do texto, faça um comentário-crítico em poucas linhas sobre o tema.

 

 Analisando a realidade pela qual permeia a vida social se faz mais que necessário a inclusão da disciplina sociologia, a fim de gerar reflexão.

“O conhecimento sociológico espirala dentro e fora do universo da vida social, reconstruindo tanto esse universo como a si mesmo como uma parte integral deste processo.” Anthony Giddens.

Para compreender o sentido da sociologia como disciplina na grade curricular da formação do professor devemos, antes, compreender os objetivos pelas quais a disciplina se pretende atingir e qual a sua importância na educação. Isso requer que se estabeleça parâmetros de analise, dimensionar o sentido da disciplina, buscar compreender o que ela tem de específico e qual sua contribuição no processo educativo.

É importante fixar o entendimento que ensino da Sociologia na formação do professor não é formar sociólogos, mas possibilitar ao futuro-educador pensar sociologicamente. Pois como elucida SOUTO (1987) “pensar sociologicamente é pensar não só de modo racionalmente rigoroso, como também de maneira a ser comprovada pela observação controlada dos fatos sociais”. O papel da sociologia no sistema educacional é contribuir para que o estudante pense e reflita de forma autônoma e permanente, principalmente diante da realidade da sala de aula e seus agentes participes do processo ensino-aprendizagem.

 

Referência bibliográfica.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade liquida. São Paulo, 2000.

BERGER, Peter. Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. 18.ed. Petrópolis: Vozes,

1998.

COSTA, Cristina. Revista: Sociologia: Introdução à ciência da sociedade. 2.ed.São Paulo:

Moderna, 1997.

GIDDENS, Anthony. Conseqüências da modernidade. São Paulo, UNESP, 1991.

GIDDENS, Anthony. Em defesa da Sociologia: Ensaios, interpretações e tréplicas. São Paulo,

UNESP, 2001.

IANNI, Octavio. A Sociologia e o Mundo Moderno. São Paulo: EDUC, 1988.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Médio.

Brasília, MEC, 1999 – Ciências Humanas e suas Tecnologias V.4

MILLS, Wright. A Imaginação Sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1965.

SILVA, Ileizi. A Sociologia no ensino médio: os desafios institucionais e epistemológicos para

a consolidação da disciplina. Disponível em http:www.ufrgs.br/ensinosociologia.htm.acessado

em 30/07/2009 às 07:30m.

SOUTO, Cláudio. O que é pensar sociologicamente. São Paulo: EPU, 1987.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://ava.unifaveni.com.br/historico/

  PAINEL ACADÊMICO PROTOCOLOS DOCUMENTOS                               Selecione o curso para visualizar o histórico de notas.   ↓          ...