CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
- UNIFAVENI
ATIVIDADES
COMPLEMENTARES
LICENCIATURA EM FÍSICA
SEMINÁRIOS E FÓRUNS
https://wwwforunsead.blogspot.com/
CURSO INTERDISCIPLINAR “A
FÍSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS”
RESUMO
A área de ensino de
Física no Brasil tem longa tradição. A pesquisa e a pós-graduação em ensino de
Física existem há décadas, assim como eventos nacionais da área. Muitos
recursos instrucionais e projetos em ensino de Física já foram desenvolvidos.
Revistas e publicações nessa área confirmam sua existência e consolidação.
Paradoxalmente, no entanto, nos dias de hoje, o ensino de Física no Brasil está
em crise, desatualizado, minimizado, desvalorizado. Neste podemos ter a
oportunidade de ver em analise critica vários aspectos desse ensino que levaram
a essa crítica e apresenta alguns desafios a serem enfrentados para reverter
tal situação e recuperar o ensino de Física no país. Sempre a partir da visão
pessoal do autor e de sua larga experiência na área.
Referências
·
FINKEL, D. Teaching with your mouth shut. Portsmouth, NH: Boynton/Cook
Publishers, 1999.
·
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 36.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
·
MOREIRA, M. A. The relevance of physics knowledge for citizenship and
the incoherence of physics teaching. In: LEITE, L.; DOURADO, L.; AFONSO, A. S.;
MORGADO, S. Contextualizing teaching to improve learning. New York: Nova
Science Publishers, 2017.
·
SCHWAB, J. The practical 3: translation into curriculum. School Review,
v.81, n.4, p.501-22, 1973.
·
SKINNER, B. F. Tecnologia do ensino. São Paulo: Herder, 1972.
·
VERGNAUD, G. La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique
des Mathématiques, v.10, n.23, p.133-70, 1990.
·
WIEMAN, C. Grand challenges in science education. Transformation is
possible if a university realy cares. Science, v.340, p.292-306, April 2013.
César Augusto Venâncio
da SILVA.
Licenciando em Física
pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAVENI – ÁREA DE ESTUDOS: FÍSICA MÉDICA.
TÓPICOS EMENTA.
SUMÁRIO
1 Contextualizando o
ensino de Física ..........................................................
2 O ENSINO DE FÍSICA NA
DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NO NÍVEL
FUNDAMENTAL
.............................................................................................
2.1 O contexto
..........................................................................................
2.2 Referencial
metodológico e teórico ....................................................
2.3 Aplicação da
proposta de ensino por projetos em turmas do Ensino
Fundamental..........................................................................................................
2.4 Discussões e
resultados.....................................................................
2.5 Considerações
...................................................................................
3 DIFICULDADES
ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS
PARA ENSINAR FÍSICA NO
ENSINO FUNDAMENTAL ..........................................
3.1 Refletindo o ensino
de Física no Brasil ..............................................
3.2 Documentos Oficiais
da Educação: Um Norte para o Professor de
Física no Brasil
......................................................................................................0
3.3 Formação de
Professores de Física no Brasil....................................
3.4 Procedimentos
Metodológicos ...........................................................
3.5 Resultados
.........................................................................................3
3.6 Análise dos
Resultados
......................................................................
4 A IMPORTÂNCIA DO
ESTUDO DA FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO DO
CONHECIMENTO.....................................................................................................
4.1 A Renovação da
Prática Pedagógica e a Disciplina de Física como uma
Visão Transformadora
...........................................................................................
4.2 Principais
empecilhos para a inserção da disciplina de Física no
Currículo do Ensino
Fundamental II.
.....................................................................
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO
LATO SENSU
5 A IMPORTÂNCIA DAS
AULAS EXPERIMENTAIS NA CONSTRUÇÃO E
INTERPRETAÇÃO DE
CONCEITOS FÍSICOS ........................................................
6 A FÍSICA NO 1º CICLO
DO ENSINO FUNDAMENTAL............................
7
BIBLIOGRAFIA.........................................................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário