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sábado, 14 de janeiro de 2023

LICENCIATURA EM FÍSICA CURSO INTERDISCIPLINAR “A FÍSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS”

 

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI - UNIFAVENI

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

LICENCIATURA EM FÍSICA

SEMINÁRIOS E FÓRUNS

https://wwwforunsead.blogspot.com/

https://ava.pos.unifaveni.com.br/wp-content/uploads/2017/09/A-F%C3%8DSICA-NO-ENSINO-DE-CI%C3%8ANCIAS.pdf

 

CURSO INTERDISCIPLINAR “A FÍSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS”

RESUMO

A área de ensino de Física no Brasil tem longa tradição. A pesquisa e a pós-graduação em ensino de Física existem há décadas, assim como eventos nacionais da área. Muitos recursos instrucionais e projetos em ensino de Física já foram desenvolvidos. Revistas e publicações nessa área confirmam sua existência e consolidação. Paradoxalmente, no entanto, nos dias de hoje, o ensino de Física no Brasil está em crise, desatualizado, minimizado, desvalorizado. Neste podemos ter a oportunidade de ver em analise critica vários aspectos desse ensino que levaram a essa crítica e apresenta alguns desafios a serem enfrentados para reverter tal situação e recuperar o ensino de Física no país. Sempre a partir da visão pessoal do autor e de sua larga experiência na área.

Referências

·         FINKEL, D. Teaching with your mouth shut. Portsmouth, NH: Boynton/Cook Publishers, 1999.

·         FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 36.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

·         MOREIRA, M. A. The relevance of physics knowledge for citizenship and the incoherence of physics teaching. In: LEITE, L.; DOURADO, L.; AFONSO, A. S.; MORGADO, S. Contextualizing teaching to improve learning. New York: Nova Science Publishers, 2017.

·         SCHWAB, J. The practical 3: translation into curriculum. School Review, v.81, n.4, p.501-22, 1973.

·         SKINNER, B. F. Tecnologia do ensino. São Paulo: Herder, 1972.

·         VERGNAUD, G. La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique des Mathématiques, v.10, n.23, p.133-70, 1990.

·         WIEMAN, C. Grand challenges in science education. Transformation is possible if a university realy cares. Science, v.340, p.292-306, April 2013.

 

César Augusto Venâncio da SILVA.

Licenciando em Física pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAVENI – ÁREA DE ESTUDOS: FÍSICA MÉDICA.

 

TÓPICOS EMENTA.

SUMÁRIO

1 Contextualizando o ensino de Física ..........................................................

2 O ENSINO DE FÍSICA NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NO NÍVEL

FUNDAMENTAL .............................................................................................

2.1 O contexto ..........................................................................................

2.2 Referencial metodológico e teórico ....................................................

2.3 Aplicação da proposta de ensino por projetos em turmas do Ensino

Fundamental..........................................................................................................

2.4 Discussões e resultados.....................................................................

2.5 Considerações ...................................................................................

3 DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS

PARA ENSINAR FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL ..........................................

3.1 Refletindo o ensino de Física no Brasil ..............................................

3.2 Documentos Oficiais da Educação: Um Norte para o Professor de

Física no Brasil ......................................................................................................0

3.3 Formação de Professores de Física no Brasil....................................

3.4 Procedimentos Metodológicos ...........................................................

3.5 Resultados .........................................................................................3

3.6 Análise dos Resultados ......................................................................

4 A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO DO

CONHECIMENTO.....................................................................................................

4.1 A Renovação da Prática Pedagógica e a Disciplina de Física como uma

Visão Transformadora ...........................................................................................

4.2 Principais empecilhos para a inserção da disciplina de Física no

Currículo do Ensino Fundamental II. .....................................................................

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

5 A IMPORTÂNCIA DAS AULAS EXPERIMENTAIS NA CONSTRUÇÃO E

INTERPRETAÇÃO DE CONCEITOS FÍSICOS ........................................................

6 A FÍSICA NO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL............................

7 BIBLIOGRAFIA.........................................................................................

 

 

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