FÓRUM II – EDUCAÇÃO
INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
Marcado: Educação infantil e ensino fundamental
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FÓRUM II – EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
Marcado: ED. INFANTIL E
ENS. FUNDAMENTAL
O
desenvolvimento infantil é um processo pelo qual todas as crianças passam desde
o nascimento até mais ou menos 6 anos de idade. Está relacionado ao
desenvolvimento de habilidades específicas que garantem a autossuficiência da
criança.
Descreva
a importância do educador no processo de desenvolvimento infantil.
O professor da Educação
Infantil faz mais do que facilitar projetos de arte e artesanato ao longo do
dia. É ele quem fornece estrutura e ajuda as crianças a crescerem em suas
habilidades de leitura e escrita; ensina Ciências instigando a curiosidade e
ajuda as crianças a se entenderem no mundo.
A importância do professor na
educação infantil se reflete em toda a sociedade. Os educadores
participam ativamente da formação dos cidadãos e desempenham um papel
fundamental na difusão de conhecimentos científicos e desenvolvimento social
das crianças.
A educação infantil é essencial para
a formação de sujeitos respeitosos, críticos e reflexivos. Nesse cenário, o
professor atua em prol do processo de aprendizagem dos alunos, além de
trabalhar questões relacionadas aos valores sociais e éticos. Dessa forma, os
educadores trabalham com a transmissão de conhecimentos científicos e sociais,
que favorecem a convivência em sociedade.
Bibliografia sobre EDUCAÇÃO INFANTIL.
BASSEDAS, E.; HUGUET, T.; SOLÉ, I. Aprender e Ensinar na
Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999.
BENJAMIN, Walter.
Reflexões: a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Summus, 1984.
BRANCO, Magda. A
identidade e autonomia em crianças de 0 a 5 anos: abordagem psicanalítica.
Curitiba: Pro – infantil Editora. 2008.
CRAIDY, Carmem M.
e KAERCHER, Gládis E. P. S. Educação infantil : pra que te quero? Porto
Alegre: Artmed, 2001.
DE VRIES, Rheta.;
ZAN, Betty. A Ética na Educação Infantil: O Ambiente Sócio-moral na
Escola. Porto Alegre: Artmed, 1998.
DEL PRIORE, Mary.
História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto.
DEVRIES, Rheta. A
ética na educação infantil : o ambiente sócio-moral na escola. Porto
Alegre: Artmed, 1998.
EDWARDS, Carolyn.
As cem linguagens da criança : a abordagem de Reggio Emilia na educação da
primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.
GREIG, Philippe.
A criança e seu desenho: o nascimento da arte e da escrita. Porto Alegre:
Artmed, 2004.
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HEYWOOD, Colin.
Uma história da infância: da idade média a época contemporânea no
Ocidente. Porto Alegre: Artmed.
HOLT, John. Como
as crianças aprendem. Campinas, SP, Verus Editora, 2007.
KRAMER, Sônia
(org.). Infância e educação infantil. Campinas (SP): Papirus, 1999.
KRAMER, Sônia
(org.). Profissionais de educação infantil: gestão e formação. São Paulo:
Ática, 2005.
KUHLMANN JUNIOR,
Moysés. Infância e educação infantil : uma abordagem histórica. Porto
Alegre, Mediação, 1998.
Linda Kinney
& Pat Wharton. Tornando visível a aprendizagem das crianças: Educação
infantil em Reggio Emilia Porto Alegre: Artmed, 2009.
LLEIXÀ ARRIBAS,
Teresa et al. Educação Infantil: desenvolvimento, currículo e organização
escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004.
MEIRIEU, Philipe.
O Cotidiano da Escola e da Sala de Aula: O fazer e o compreender. Porto
Alegre: Artmed, 2005.
PAECHTER, Carrie.
Meninos e meninas: Aprendendo sobre masculinidades e feminidades. Porto
Alegre: Artmed, 2009.
RODRÍGUEZ,
Cintia. O nascimento da inteligência: do ritmo ao símbolo. Porto Alegre:
Artmed.
ROSSETTI-FERREIRA,Maria
Clotilde (org.). Os fazeres na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2003.
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Artmed, 2004.
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Cintia. O nascimento da inteligência: do ritmo ao símbolo. Porto Alegre:
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ROSSETTI-FERREIRA,Maria
Clotilde (org.). Os fazeres na Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2003.
Mínimo
de linhas 05 máximo 08.
