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Protocolo 17.151.048 – 2021. 26 de junho de 2021, as 10:30:57 Análise da web de classe empresarial. Apresentada na plataforma de nível internacional do Google.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Licenciatura em Química Fórum clique aqui I Estrutura da Matéria. dissertação

 

FÓRUM I – ESTRUTURA DA MATÉRIA

FÓRUM I – ESTRUTURA DA MATÉRIA

Ao nosso redor vemos uma grande diversidade de substâncias. Elas se diferenciam por muitos aspectos, como cor, estado físico (sólido, líquido e gasoso), cheiro, sabor, capacidade de entrar em combustão, pontos de fusão e ebulição, densidade etc. Isso se deve à capacidade que o átomo tem de combinar com outros átomos, seja de um mesmo elemento, seja de um elemento diferente, com a finalidade de realizar ligações químicas. Com base nos conteúdo da disciplina, cite 3 exemplos de ligações químicas que ocorrem ao nosso redor, e sua importância para vida cotidiana.

 

Os conceitos referentes às ligações químicas são muito importantes dentro do estudo de química. Podemos, inclusive, afirmar que a compreensão dos diferentes modelos de ligação química é fundamental para a aprendizagem de outros conteúdos químicos. Alguns exemplo de ligações iônicas: Na+Cl- = NaCl (Cloreto de sódio ou sal de cozinha) Mg2+Cl- = MgCl2 (Cloreto de Magnésio) Al3+O2- = Al2O3 (Óxido de Alumínio)

 

Dissertação/Participação.

O tipo de ligação sigma existente entre dois átomos está relacionado com o orbital atômico incompleto de cada um dos átomos envolvido na ligação. Os tipos de ligações sigma (representadas pela letra grega σ) presentes entre os átomos de uma molécula estão relacionados com o tipo de orbital incompleto de cada elemento químico que está envolvido na ligação.  Temos a ocorrência de uma ligação sigma sempre que entre dois átomos ocorre uma ligação covalente simples, dupla (na qual uma ligação é sigma e a outra ligação é pi) ou tripla (na qual uma é sigma e as outras duas são pi). Obs.: As ligações pi (representadas pela letra grega π) são sempre do tipo p-p, diferentemente da ligação sigma, que apresenta vários tipos.  Para reconhecer os tipos de ligações sigma em um composto químico, é fundamental que conheçamos o orbital incompleto de cada um dos elementos que podem participar da formação dessas ligações covalentes, como podemos observar a seguir: Orbital s: sempre que o elemento hidrogênio estiver envolvido;  Orbital p: sempre que os elementos flúor (sigla F), cloro (sigla Cl), bromo (sigla Br), iodo (sigla I), oxigênio (sigla O), enxofre (sigla S), nitrogênio (sigla N) ou fósforo (sigla P) estiverem envolvidos; Orbital sp: sempre que os elementos berílio (sigla Be) e carbono (sigla C) estiverem envolvidos, desde que o carbono esteja realizando duas ligações duplas ou uma ligação simples e outra tripla.

Em resumo:

1) as ligações químicas são responsáveis, pela formação, de todos os compostos existentes no planeta, são elas que garantem a estabilidade e a maior diversificações de compostos, garantem o surgimento de Novas propriedades de novas aplicações!

2) são três principais tipos de ligação:  química: iónica, convalente e metálica; ligação: iônica- perda ou ganhou de elétrons, dois íons carregados com cargas apostas!

3) ao nosso redor vemos uma grande diversidade de substâncias. Elas se diferenciam por muitos aspectos, como cor, estado físico (sólido líquido e gasoso), cheiro, sabor, capacidade de entrar em combustão, pontos de fusão e ebulição, densidade etc.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BREYER, A. et al. Ligações Químicas: a construção de modelos que buscam explicar e prever as propriedades das substâncias. Porto Alegre. Colégio de Aplicação/UFRGS, s/d, mimeo. EDUQ - Propriedades dos compostos. Porto Alegre. Área de Educação Química/UFRGS, 1993, mimeo. FERNANDO BECKER. Da ação à operação.- O caminho da aprendizagem em J.Piaget e P.Freire. Porto Alegre, Palmarinca, 1993. GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO QUÍMICA ( GEPEC ). Interações e transformações: Química para o 2º grau. São Paulo, Editora Universidade de São Paulo, 1993. PERUZZO, T.M. e CANTO, E.L. Química na Abordagem do Cotidiano - vol.1. São Paulo, Editora Moderna, 1993.

Licenciatura em Química Fórum I Estrutura da Matéria

 

FÓRUM I – ESTRUTURA DA MATÉRIA

·         FÓRUM I – ESTRUTURA DA MATÉRIA

 

Ao nosso redor vemos uma grande diversidade de substâncias. Elas se diferenciam por muitos aspectos, como cor, estado físico (sólido, líquido e gasoso), cheiro, sabor, capacidade de entrar em combustão, pontos de fusão e ebulição, densidade etc. Isso se deve à capacidade que o átomo tem de combinar com outros átomos, seja de um mesmo elemento, seja de um elemento diferente, com a finalidade de realizar ligações químicas.

Com base nos conteúdo da disciplina, cite 3 exemplos de ligações químicas que ocorrem ao nosso redor, e sua importância para vida cotidiana.

 

domingo, 15 de janeiro de 2023

LICENCIATURA EM QUÍMICA SEMINÁRIOS E FÓRUNS CURSO INTERDISCIPLINAR A QUÍMICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

 

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI - UNIFAVENI

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

LICENCIATURA EM QUÍMICA

SEMINÁRIOS E FÓRUNS

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CURSO INTERDISCIPLINAR A QUÍMICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

 

Mas, como despertar o interesse dos alunos para o estudo da Química? Como utilizar o conhecimento de Química na formação de cidadãos conscientes de sua responsabilidade frente à sociedade? Pensando nesses questionamentos, essa disciplina utiliza uma metodologia que associa conteúdo teórico com atividades experimentais num contexto problematizador. Além disso, aborda aspectos didático-pedagógicos que habilitam você a utilizar novas metodologias e técnicas no processo de ensino-aprendizagem, exercendo um papel, junto aos alunos, de mediador de um saber-fazer crítico e reflexivo. Vamos começar o nosso estudo da Química notando que o mundo natural é um ambiente material, formado por substâncias, e que, portanto, pode ser melhor compreendido por essa ciência. Nesta aula, você verá como a Química está presente em tudo que nos cerca e constatará, através de exemplos de sua aplicação, a importância da Química para a sociedade e sua ligação com outras áreas das ciências. Você também será levado a refl etir sobre as consequências do uso da Química com responsabilidade social.

Referências

ALVES, Líria. Airbag e reação de decomposição. Disponível em: <http://www.brasilescola. com/quimica/air-bag-reacao-decomposicao.htm>. Acesso em: 27 jan. 2010.

CDCC-USP. Reações químicas I. Disponível em: <www.cdcc.usp.br/exper/medio/ quimica/2reacao1g.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2010.

FERREIRA, Edilene Cristina; MONTES, Ronaldo. Produção de bebidas alcoólicas. Química nova na escola, n. 10, 1999.

KOTZ, John C.; TREICHEL Jr., Paul. Química e reações químicas. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC editora, 2002. v 1.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira et al. Química e sociedade: módulo 02. São Paulo: Editora nova geração, 2003.

SILVA JUNIOR, Cesar da Sanches et al. Ciências: entendendo a natureza: a matéria e a energia: 8ª série/ 9º ano. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

TOLENTINO, Mario; ROCHA-FILHO, Romeu C. Química no efeito estufa. Química Nova na Escola, n. 8, nov. 1998.

WHITTEN, K. W.; DAVIS, R. E.; PECK, L. M. General Chemistry; with qualitative analysis. 7. ed. Belmont: Brooks/Cole, 2004. p. 149.

WIKIPÉDIA. Reação de decomposição. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/

Rea%C3%A7%C3%A3o_de_decomposi%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 27 jan. 2010.

 

EMENTA:

 1 INTRODUÇÃO.............................................................................................................

2 A QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA FORMAR  CIDADÃOS..........................

2.1 Considerações iniciais sobre o ensino de química/ ciências no  contexto atua........

2.2 Tendências que reforçam o ensino de Química para a cidadania.............................

2.3 Como trabalhar a química cidadã no ensino fundamental ........................................

3 RELAÇÃO ENTRE SENSO COMUM E O CONHECIMENTO

CIENTÍFICO........................................................................................................................

3.1 Evolução do pensamento humano.............................................................................

3.2 O que é senso comum? ...............................................................................................

3.3 O que é o método científico? .......................................................................................

3.4 Existe relação entre senso comum e o conhecimento científico?.................................

3.5 Alquimia, a precursora da Química ................................................................................

4 EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA/CIÊNCIAS ....................................................

4.1 O que são atividades experimentais? ...............................................................................

4.2 Qual a utilidade didática dos experimentos no ensino de química/ciências? ..................

4.3 Que elementos são importantes para organizar uma aula experimental?.. .....................

4.4 Onde encontrar sugestões de atividades experimentais?..................................................

4.5 Como enfrentar as dificuldades mais comuns de uma aula experimental?. ......................

5 CUIDADOS BÁSICOS QUANDO USAMOS O LABORATÓRIO DE QUÍMICA................................

5.1 Produtos químicos do laboratório........................................................................................

5.2 Materiais e equipamentos utilizados no laboratório de química .........................................

5.2.1 Materiais.............................................................................................................................

5.2.2 Equipamentos .....................................................................................................................

6 CONCEITOS BÁSICOS DA QUÍMICA ............................................................................................

6.1 Classificação da matéria: propriedades físicas e químicas da matéria....................................

6.1.1 Química: a ciência que estuda a matéria ..................................... ........................................

6.1.2 Propriedades químicas da matéria.........................................................................................

6.2 Diferença entre mistura homogênea e heterogênea de substâncias puras..............................

6.2.1 Substâncias puras x misturas ..................................................................................................

6.2.2 Mistura homogênea e heterogênea .......................................................................................

7 MOLÉCULAS, ÍONS, FÓRMULAS QUÍMICAS E FÓRMULAS DOS COMPOSTOS IÔNICOS..................

7.1 Moléculas e íons ........................................................................................................................

7.1.1 Moléculas e ligação covalente ................................................................................................

7.1.2 Íons e a ligação iônica..............................................................................................................

7.2 Fórmulas químicas.....................................................................................................................

7.2.1 Fórmulas moleculares.............................................................................................................

7.2.2 Fórmulas estruturais ..............................................................................................................

7.2.3 Fórmulas empíricas.................................................................................................................

7.3 Representação das fórmulas moleculares e empíricas e dos compostos iônicos .......................

7.3.1 Representação das fórmulas moleculares e empíricas............................................................

7.3.2 Representação das fórmulas dos compostos iônicos .............................................................

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ....................................................................................................

 

 

domingo, 15 de janeiro de 2023 SEMINÁRIO E AVALIAÇÕES - LICENCIATURA EM FÍSICA CURSO INTERDISCIPLINAR AVALIAÇÃO – AVALIAÇÃO – O CURRÍCULO DA FÍSICA

 

PRT 27.840.691 CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA CURSO INTERDISCIPLINAR

AVALIAÇÃO – O CURRÍCULO DA FÍSICA

1

Complete o texto abaixo:

A Física tem como objeto de estudo o Universo em toda a sua ___________, por isso, como disciplina escolar, propõe o estudo sobre a natureza. Ressaltando-se que os conhecimentos de física nem sempre são coisas da ____________, ou dela própria, mas modelos elaborados pelo homem no intuito de explicar e entender a natureza.

  • Existência, tecnologia
  • Simplicidades, humanidade
  • Extensão, temperatura
  • Complexidade, natureza

1

Conclui-se que o texto é:

A história da Física nos mostra que até o Renascimento a maior parte da ciência conhecida, pode ser resumida à Geometria Análitica, a Astronomia geocêntrica de Ptolomeu e a Física de Aristóteles.

  • Verdadeiro.
  • Falso.

1

Em que ano Einstein propôs a teoria da relatividade, posterior ter feito analises nas equações de Maxwell?

  • 1915
  • 1894
  • 1905
  • 1899

1

Com a instituição de qual Lei, teve início o movimento da reforma da educação brasileira, com investimentos na aquisição de materiais:

  • Lei 5.692/71
  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 4.024) de 1961
  • LDB 9394/96
  • LDB 9493/71

1

Quais são as 3 sínteses, denominadas “estruturantes”?

  • Fluxo, Termodinâmica e Eletromagnetismo
  • Movimento, Carga e Massa
  • Movimento, Termodinâmica e Eletromagnetismo
  • Fluxo, Carga e Massa

Conclui-se que o texto é:

Os conteúdos estruturantes podem apresentar, eventualmente, uma relação de interdependência, o que faz com que, em alguns momentos, o trabalho pedagógico com um determinado conteúdo básico ou específico, envolva referenciais teóricos de mais de um estruturante.

  • Verdadeiro.
  • Falso.

1

Quais os fatores o professor deve levar em consideração ao elaborar o plano de ensino?

  • O professor deve considerar a realidade financeira da escola que irá atuar
  • O professor deve considerar a realidade escolar de cada aluno
  • O professor deve considerar a realidade socioeconômica e cultural
  • O professor deve considerar a realidade socioeconômica e escolar

1

Relacione as informações e marque a alternativa correta:

1- Lei Zero da Termodinâmica

2- Primeira Lei da Termodinâmica

3- Segunda Lei da Termodinâmica

 

( ) Também porta a ideia de calor como forma de energia, permite identificar sistemas termodinâmicos postos a realizar trabalho.

( ) Enfoque para o estudo das noções preliminares de calor como energia em trânsito, equilíbrio térmico, propriedades termométricas e até uma breve discussão sobre medidas de temperatura.

( ) Importante para a compreensão das máquinas térmicas, mas vai além, pois conduz ao conceito de entropia.

  • 2, 3,1
  • 1, 2, 3
  • 3, 2, 1
  • 2, 1, 3

1

Qual o caráter da aplicação de texto nas aulas de ensino de física?

  • O texto deve então ter caráter questionativo e investigativo.
  • O texto deve então ter caráter interrogativo e explicativo.
  • O texto deve então ter caráter interrogativo.
  • O texto deve então ter caráter explicativo e investigativo.

1

Marque Verdadeiro (V) ou Falso (F):

 

(   ) Um conjunto de ações que não permite ao professor rever sua prática pedagógica;

(    ) Um conjunto de ações que possibilita ao aluno identificar seus avanços e suas dificuldades, levando-os a buscarem caminhos para solucioná-las;

(   ) Um elemento integrador entre ensino e aprendizagem;

(   ) Um instrumento que vise o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem em um ambiente de confiança e respeito.

  • F, V, V, F
  • V, F, F, V
  • F, F, F, V
  • F, V, V, V

 

LICENCIATURA EM FÍSICA CURSO INTERDISCIPLINAR O CURRÍCULO DA FÍSICA

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI - UNIFAVENI

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

LICENCIATURA EM FÍSICA

SEMINÁRIOS E FÓRUNS

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CURSO INTERDISCIPLINAR O CURRÍCULO DA FÍSICA

Ementa:

 

1 INTRODUÇÃO..........................................................................

2 O ENSINO DE FÍSICA................................................................

3 ASPECTOS HISTÓRICOS DA FÍSICA E DO ENSINO DE FÍSICA....

4 FUNDAMENTOS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE FÍSICA

5 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES DO ENSINO DE FÍSICA ............

5.1 Movimento............................................................................

5.2 Termodinâmica......................................................................

5.3 Eletromagnetismo .................................................................

6 ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICO DO ENSINO DE FÍSICA .

6.1 Avaliação....................................................................................

7 O PAPEL DOS CONCEITOS E DAS LEIS NA EXPERIMENTAÇÃO.......

7.1 O papel dos procedimentos na experimentação ......................

8 PROPOSTA DOS PCN PARA O ENSINO DE FÍSICA..........................

9 ASPECTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO PROCESSO

FORMATIVO DE PROFESSORES NO BRASIL.........................................

10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .....................................................

11 BIBLIOGRAFIA.................................................................................

 

RESUMO:  As tendências do currículo de física e sua relação com a pesquisa neste âmbito, tentando verificar a importância desse curso para compreen

SEMINÁRIO E AVALIAÇÕES - LICENCIATURA EM FÍSICA CURSO INTERDISCIPLINAR AVALIAÇÃO – HISTÓRIA DA FÍSICA E CONTEXTUALIZAÇÃO NA PRATICA DOCENTE 1

 

CURSO INTERDISCIPLINAR HISTÓRIA DA FÍSICA E CONTEXTUALIZAÇÃO NA PRATICA DOCENTE

AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO – HISTÓRIA DA FÍSICA E CONTEXTUALIZAÇÃO NA PRATICA DOCENTE

1

Em 1905, ao explicar o efeito fotoelétrico, Albert Einstein atribuiu propriedades corpusculares às ondas luminosas. Quase duas décadas mais tarde, Louis de Broglie atribuiu propriedades ondulatórias às partículas. De acordo com de Broglie, a um elétron que se movesse em movimento retilíneo uniforme com momento linear de módulo p deveria estar associada uma onda com um certo comprimento de onda λ. Sendo h a constante de Planck, a relação proposta por de Broglie entre λ, p e h é:

  • λ = h p
  • λ = p/h
  • λ = h/p
  • λ = h/p2

1

Quais os dois ramos da física que surgiram no começo do século XX e revolucionaram toda a concepção científica criada na área até então?

  • Mecânica Quântica e Mecânica Relativística.
  • Cosmologia e Astronomia.
  • Física do Estado Sólido e mecânica.
  • Termodinâmica e Hidrostática.

1

Considere a figura abaixo.

https://ava.pos.unifaveni.com.br/wp-content/uploads/2017/09/Screenshot_1-1-460x162.png

Trata-se do:

  • Estudo da cosmologia pelas culturas ao longo do tempo.
  • Estudo do espaço geográfico.
  • Estudo comparativo culturais.
  • Estudo das cosmovisões.

1

No decorrer da história, o homem tem empregado princípios físicos para facilitar suas atividades cotidianas como, por exemplo, o uso de alavancas para reduzir seu esforço, o que implicou a construção de guindastes e outros tipos de máquinas. Considere o esquema abaixo, no qual uma pessoa exerce uma força de 50 N perpendicular à barra. Na outra extremidade da barra, há um bloco de 10 Kg cujo centro de massa encontra-se a 1m do ponto de apoio da barra.

https://ava.pos.unifaveni.com.br/wp-content/uploads/2017/09/Screenshot_2.png

As relações corretas com a sequência Autor, Contribuição e Fenômeno estão na alternativa:

  • (I – b – F3), (II – a – F4), (III – c – F2) e (IV – d – F1).
  • (I – d – F3), (II – a – F4), (III – c – F2) e (IV – a – F2).
  • (I – b – F3), (II – c – F4), (III – a – F2) e (IV – d – F2).
  • (I – d – F3), (II – c – F4), (III – a – F2) e (IV – b – F2).

1

Observe o trecho abaixo:

O efeito fotoelétrico é um fenômeno de origem quântica caracterizado pela emissão de elétrons por materiais irradiados por radiação eletromagnética de frequência específica. Este elétron emitido adquiriu um novo nome o ___________.

A palavra CORRETA que preenche a lacuna é:

  • Átomo.
  • Elétron.
  • Universo.
  • Fóton.

O efeito fotoelétrico, descoberta de Einstein, evidencia as propriedades ondulatórias de uma onda eletromagnética.

 

Podemos concluir que a afirmativa acima é:

  • VERDADEIRA
  • FALSA

1

Utilizando seus conhecimentos sobre a História da Física no Ensino Médio, julgue as afirmativas a seguir como verdadeiras ou falsas.

I – De acordo com as Diretrizes e Lei de Bases da Educação Brasileira (Lei 9.394/96), o principal objetivo da educação básica é “desenvolver o aluno, assegurar-lhe na formação essencial para o exercício da cidadania, do trabalho e o aprofundamento”.

II – Princípios enfatizados nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio e a contextualização é o processo de criar raízes cientificamente definidas na realidade e permitem que os alunos experimentem uma aprendizagem significativa.

III – A consideração de conhecermos a História da Física, de método geral, é estipulação a noção de quão a nossa interpretação da Natureza e do Universo se desenvolveu desde suas origens com os filósofos da Grécia Antiga, mesmo a inclusão do mecanismo quântica e da teoria do relativismo durante as três primeiras décadas do centenário XX.

Analisando as afirmativas, podemos afirmar que:

  • Todas estão incorretas.
  • Somente a afirmativa I está correta.
  • Somente a afirmativa II está correta.
  • Todas estão corretas.

1

A respeito da contextualização sob três enfoques, analise as afirmativas a seguir.

I – A ideia de contextualizar o ensino de física está cada vez mais presente no discurso de professores e educadores, o que não significa necessariamente que seja uma prática corrente nas escolas.

II – O documento oficial do Ministério da Educação destaca a contextualização e a interdisciplinaridade como um dos pressupostos centrais da implementação do ensino por competências.

III – Parece haver uma lacuna entre o conhecimento formal e realidade, em parte, isso se deve ao ensino resolução de problemas e exercícios excessivamente favoráveis, sem discussão conceitual. Para entender melhor a relação entre teoria e realidade, é necessário compreender a ciência que constrói modelos e, portanto, modifica a realidade.

Está CORRETO o que consta em:

  • I, II e III.
  • I, apenas.
  • I e II, apenas.
  • II e III, apenas.

1

De acordo com Ausubel (1980), o material a ser assimilado deve ter um significado subjacente, deve haver o mínimo de conteúdo na estrutura cognitiva do indivíduo, precisa conter teor suficiente para satisfazer as necessidades relacionais e o aprendiz exibir uma inclinação para o relacional e não para relacionamentos de uma memória mecânica simples. A aquisição de significado nas estruturas cognitivas ocorre por meio da assimilação. Assim sendo, a sigla NS significa:

  • Conceitos de inclusão presentes na estrutura cognitiva do aprendiz.
  • Resultado relacionado: quando um objeto é empurrado ou puxado por alguém ou alguma coisa, seu estado de repouso ou movimento muda
  • Novo", informação potencialmente importante.
  • Nenhuma das alternativas anteriores.

1

No ano de 1687, Isaac Newton realizou pesquisas que contribuíram enormemente para os estudos da Física Mecânica com sua obra. Dentre eles, tem-se os princípios:

  • Matemáticos da Filosofia Natural.
  • Cristãos.
  • Cooperativistas.
  • Geográficos.

 

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