A partir dos resultados e avanços cognitivos dos seminários da disciplina. Responda:
https://wwwforunsead.blogspot.com/2023/01/licenciatura-em-fisica-curso.html
LICENCIATURA EM FÍSICA CURSO INTERDISCIPLINAR “A FÍSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS”
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI - UNIFAVENI
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
LICENCIATURA EM FÍSICA
SEMINÁRIOS E FÓRUNS
AVALIAÇÃO- A FÍSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
1
Marque a alternativa incorreta,
conforme o estudado:
- Do período colonial até o golpe militar, a
educação concebe-se como uma oportunidade destinada a poucos, entretanto,
com a necessidade de “popularização” da educação decorrente do processo
capitalista industrial iniciado na Era Vargas, “as escolas públicas
passaram a servir às elites e o ensino privado passou a servir à população
menos favorecida”
- O conteúdo formal de Física tem seu início,
introdutória e superficialmente, no último ano do ensino fundamental
(agora com 9 anos, conforme o artigo 32 da Lei 9394/96)
- É no ensino médio (dividido em 3 anos, de
acordo com artigo 35 da Lei 9394/96) que essa disciplina ganha maior
espaço por estar distribuída nos 3 anos que o compõem.
- O que parece acontecer em muitas escolas é que
os professores de Física e Química não se interessam pelo ensino
fundamental e os professores de Biologia não se interessam pelo ensino de
Física e Química.
1
De acordo com o estudado, marque a
alternativa incorreta: “O ensino de ciências, assim, deve enculturar os
jovens para que possam:”
- Dominar inconscientemente conhecimentos
científicos assumindo uma postura de interferência sobre seu contexto.
- Diferenciar o científico do não científico,
isto é, reconhecer reflexivamente suas concepções de senso comum,
revisando-as e enriquecendo-as à medida que compartilham significados
cientificamente aceitos.
- Engajarem-se ativamente em aprendizagens
científicas capazes de habilitá-los a localizar e discutir alguns
problemas da vida moderna.
- Dominar conscientemente conhecimentos
científicos assumindo uma postura de interferência sobre seu contexto.
1
Marque a alternativa incorreta,
conforme o estudado:
- A escola ainda “transmite” conhecimento em uma
perspectiva que desestimula o questionamento e a criticidade dos
estudantes. Assim, não é de estranhar que o Brasil figure em avaliações
internacionais como o PISA nas últimas posições em letramento em ciências
(60° lugar em 65 países analisados em 2012; e 63º lugar entre 70 países
participantes em 2015).
- Embora a literatura e as políticas públicas
defendam uma avaliação qualitativa, formativa e de acompanhamento
individual, o que, de fato, é praticado no ambiente escolar é uma
avaliação tradicional, baseada na mensuração de rendimentos cognitivos,
que serve muito mais para a seleção, discriminação e classificação dos
estudantes.
- Aprender significativamente requer tão somente
material potencialmente significativo (relacionável à estrutura cognitiva
de maneira arbitrária e literal), sendo claro e tendo significado lógico,
sendo desnecessário que o aprendiz manifeste uma disposição para
relacionar o novo material de modo substantivo e não arbitrário à sua
estrutura cognitiva.
- O trabalho por projetos traduz-se em
oportunidade de operacionalizar o desejo de mudança de quem ensina, tanto
em sua vida profissional quanto na forma de se relacionar com a informação
para transformá-la em saber a ser compartilhado.
1
“A função do projeto é favorecer a
criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação ao
tratamento da informação, e a relação entre diferentes conteúdos em torno de
problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus
conhecimentos, a transformação da informação procedente dos diferentes saberes
disciplinares em conhecimento próprio”.
Conforme o estudado a afirmativa acima é:
- Verdadeira
- Falsa
1
Sobre o detalhamento da sequência de
atividades do docente, marque a opção incorreta:
- Especificar um “fio condutor”
- Buscar materiais
- Estudar e preparar o tema
- Manter uma atitude de avaliação descontinuada
AVALIAÇÃO- A FÍSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
1
Complete a afirmativa abaixo,
conforme estudado:
“Outro problema, no que se refere ao ensino de Física, aparece com
relação ao _______________________, tanto por parte de professores quanto de
alunos. Essa dificuldade reflete diretamente no método, no aprendizado e por
sua vez nos resultados. É fácil observar que essa atitude por parte dos
professores é proveniente do próprio método educacional que tais profissionais
também foram submetidos.”
- Governo federal
- Pensar científico
- Má vontade
- Evasão
1
Marque a incorreta, conforme
estudado:
- Como o Brasil forma um número pequeno de
professores de Física em comparação aos docentes graduados em Biologia,
Química e Matemática, o ensino fundamental acaba proporcionando o primeiro
contato da disciplina de Física para os alunos diante, quase sempre, dos
licenciados em outras áreas.
- A partir da década de 1920, com a passagem de
uma sociedade oligárquica para urbano industrial, foram redefinidas não só
as estruturas econômicas, mas também os ideais por uma reforma no ensino
nos mais diferentes níveis.
- Os livros didáticos utilizados durante o
século XIX eram em sua maioria americanos e resumiam-se em simples
descrições de conceitos.
- A LEI 9394/96 chega impulsionando o ensino
médio, dando-lhe um novo norte e com objetivos bem claros que não lembram
nem de longe o ensino praticado no período militar. Ela traz ainda uma
inovação que são os Parâmetros Curriculares Nacionais que servirão de
referência às escolas, bem como aos professores.
1
Complete a afirmativa abaixo,
conforme estudado:
“Com a proposta ________________, os meios de aprendizagens são
adequados com a evolução e necessidade da sociedade, no qual o foco é a
valorização da construção mental do sujeito apoiadas em suas próprias
construções no mundo.”
- Imperativa
- Construtivista
- Naturalista
- Imperialista
1
Sobre os principais empecilhos para a
inserção da disciplina de Física no Currículo do Ensino Fundamental, marque a
alternativa incorreta:
- A maioria dos docentes de Ciências do Ensino
Fundamental são formados em Biologia, e poucos possuem graduação em
Física.
- As escolas brasileiras principalmente as
públicas, contam com poucas horas/aulas para se ministrar aulas de
Ciências, daí o professor tem pouco tempo para trabalhar muito conteúdo
com seus alunos.
- Mesmo com as dificuldades em que os alunos já
enfrentam em aprender os conceitos Físicos, não existe uma proposta de
unificação de Física, Química e Biologia.
- A maioria dos profissionais não gosta de
lecionar conteúdos de Física para seus alunos, devido a alguns fatores que
contribuíram para isso, como terem terminado o Ensino Médio sem
compreender e entenderem a importância da referida disciplina.
1
Marque a alternativa incorreta, conforme
estudado:
- A experimentação sempre esteve presente como
coadjuvante no processo evolutivo da Física, mostrando ao longo da
história o seu status de ciência da experiência.
- A história da ciência nos remete a diferentes
momentos relacionados às pesquisas em Física, agregando concepções
epistemológicas distintas para cada período, tendo repercussão direta na
forma como se desenvolviam as investigações na Física.
- Para Pieget a construção do conhecimento,
assimilação, processo cognitivo pelo qual uma pessoa passa, quando a
criança tem novas experiências, tenta adaptar-se aos estímulos a
estruturas cognitivas que já possui.
- Para Piaget, uma criança de seis anos em
diante, possui uma estrutura cognitiva que alcança seu grau máximo de
desenvolvimento, atingindo a forma final de equilíbrio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário