TV E RÁDIO INESPEC 2007-2023

Protocolo 17.151.048 – 2021. 26 de junho de 2021, as 10:30:57 Análise da web de classe empresarial. Apresentada na plataforma de nível internacional do Google.

domingo, 15 de janeiro de 2023

SEMINÁRIO E AVALIAÇÕES - LICENCIATURA EM FÍSICA CURSO INTERDISCIPLINAR “A FÍSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS”

 A partir dos resultados e avanços cognitivos dos seminários da disciplina. Responda:

https://wwwforunsead.blogspot.com/2023/01/licenciatura-em-fisica-curso.html

LICENCIATURA EM FÍSICA CURSO INTERDISCIPLINAR “A FÍSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS”

 

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI - UNIFAVENI

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

LICENCIATURA EM FÍSICA

SEMINÁRIOS E FÓRUNS



AVALIAÇÃO- A FÍSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

1

Marque a alternativa incorreta, conforme o estudado:

  • Do período colonial até o golpe militar, a educação concebe-se como uma oportunidade destinada a poucos, entretanto, com a necessidade de “popularização” da educação decorrente do processo capitalista industrial iniciado na Era Vargas, “as escolas públicas passaram a servir às elites e o ensino privado passou a servir à população menos favorecida”
  • O conteúdo formal de Física tem seu início, introdutória e superficialmente, no último ano do ensino fundamental (agora com 9 anos, conforme o artigo 32 da Lei 9394/96)
  • É no ensino médio (dividido em 3 anos, de acordo com artigo 35 da Lei 9394/96) que essa disciplina ganha maior espaço por estar distribuída nos 3 anos que o compõem.
  • O que parece acontecer em muitas escolas é que os professores de Física e Química não se interessam pelo ensino fundamental e os professores de Biologia não se interessam pelo ensino de Física e Química.

1

De acordo com o estudado, marque a alternativa incorreta: “O ensino de ciências, assim, deve enculturar os jovens para que possam:”

  • Dominar inconscientemente conhecimentos científicos assumindo uma postura de interferência sobre seu contexto.
  • Diferenciar o científico do não científico, isto é, reconhecer reflexivamente suas concepções de senso comum, revisando-as e enriquecendo-as à medida que compartilham significados cientificamente aceitos.
  • Engajarem-se ativamente em aprendizagens científicas capazes de habilitá-los a localizar e discutir alguns problemas da vida moderna.
  • Dominar conscientemente conhecimentos científicos assumindo uma postura de interferência sobre seu contexto.

1

Marque a alternativa incorreta, conforme o estudado:

  • A escola ainda “transmite” conhecimento em uma perspectiva que desestimula o questionamento e a criticidade dos estudantes. Assim, não é de estranhar que o Brasil figure em avaliações internacionais como o PISA nas últimas posições em letramento em ciências (60° lugar em 65 países analisados em 2012; e 63º lugar entre 70 países participantes em 2015).
  • Embora a literatura e as políticas públicas defendam uma avaliação qualitativa, formativa e de acompanhamento individual, o que, de fato, é praticado no ambiente escolar é uma avaliação tradicional, baseada na mensuração de rendimentos cognitivos, que serve muito mais para a seleção, discriminação e classificação dos estudantes.
  • Aprender significativamente requer tão somente material potencialmente significativo (relacionável à estrutura cognitiva de maneira arbitrária e literal), sendo claro e tendo significado lógico, sendo desnecessário que o aprendiz manifeste uma disposição para relacionar o novo material de modo substantivo e não arbitrário à sua estrutura cognitiva.
  • O trabalho por projetos traduz-se em oportunidade de operacionalizar o desejo de mudança de quem ensina, tanto em sua vida profissional quanto na forma de se relacionar com a informação para transformá-la em saber a ser compartilhado.

1

“A função do projeto é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação ao tratamento da informação, e a relação entre diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos, a transformação da informação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio”.

Conforme o estudado a afirmativa acima é:

  • Verdadeira
  • Falsa

1

Sobre o detalhamento da sequência de atividades do docente, marque a opção incorreta:

  • Especificar um “fio condutor”
  • Buscar materiais
  • Estudar e preparar o tema
  • Manter uma atitude de avaliação descontinuada

AVALIAÇÃO- A FÍSICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

1

Complete a afirmativa abaixo, conforme estudado:

“Outro problema, no que se refere ao ensino de Física, aparece com relação ao _______________________, tanto por parte de professores quanto de alunos. Essa dificuldade reflete diretamente no método, no aprendizado e por sua vez nos resultados. É fácil observar que essa atitude por parte dos professores é proveniente do próprio método educacional que tais profissionais também foram submetidos.”

  • Governo federal
  • Pensar científico
  • Má vontade
  • Evasão

1

Marque a incorreta, conforme estudado:

  • Como o Brasil forma um número pequeno de professores de Física em comparação aos docentes graduados em Biologia, Química e Matemática, o ensino fundamental acaba proporcionando o primeiro contato da disciplina de Física para os alunos diante, quase sempre, dos licenciados em outras áreas.
  • A partir da década de 1920, com a passagem de uma sociedade oligárquica para urbano industrial, foram redefinidas não só as estruturas econômicas, mas também os ideais por uma reforma no ensino nos mais diferentes níveis.
  • Os livros didáticos utilizados durante o século XIX eram em sua maioria americanos e resumiam-se em simples descrições de conceitos.
  • A LEI 9394/96 chega impulsionando o ensino médio, dando-lhe um novo norte e com objetivos bem claros que não lembram nem de longe o ensino praticado no período militar. Ela traz ainda uma inovação que são os Parâmetros Curriculares Nacionais que servirão de referência às escolas, bem como aos professores.

1

Complete a afirmativa abaixo, conforme estudado:

“Com a proposta ________________, os meios de aprendizagens são adequados com a evolução e necessidade da sociedade, no qual o foco é a valorização da construção mental do sujeito apoiadas em suas próprias construções no mundo.”

  • Imperativa
  • Construtivista
  • Naturalista
  • Imperialista

1

Sobre os principais empecilhos para a inserção da disciplina de Física no Currículo do Ensino Fundamental, marque a alternativa incorreta:

  • A maioria dos docentes de Ciências do Ensino Fundamental são formados em Biologia, e poucos possuem graduação em Física.
  • As escolas brasileiras principalmente as públicas, contam com poucas horas/aulas para se ministrar aulas de Ciências, daí o professor tem pouco tempo para trabalhar muito conteúdo com seus alunos.
  • Mesmo com as dificuldades em que os alunos já enfrentam em aprender os conceitos Físicos, não existe uma proposta de unificação de Física, Química e Biologia.
  • A maioria dos profissionais não gosta de lecionar conteúdos de Física para seus alunos, devido a alguns fatores que contribuíram para isso, como terem terminado o Ensino Médio sem compreender e entenderem a importância da referida disciplina.

1

Marque a alternativa incorreta, conforme estudado:

  • A experimentação sempre esteve presente como coadjuvante no processo evolutivo da Física, mostrando ao longo da história o seu status de ciência da experiência.
  • A história da ciência nos remete a diferentes momentos relacionados às pesquisas em Física, agregando concepções epistemológicas distintas para cada período, tendo repercussão direta na forma como se desenvolviam as investigações na Física.
  • Para Pieget a construção do conhecimento, assimilação, processo cognitivo pelo qual uma pessoa passa, quando a criança tem novas experiências, tenta adaptar-se aos estímulos a estruturas cognitivas que já possui.
  • Para Piaget, uma criança de seis anos em diante, possui uma estrutura cognitiva que alcança seu grau máximo de desenvolvimento, atingindo a forma final de equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://ava.unifaveni.com.br/historico/

  PAINEL ACADÊMICO PROTOCOLOS DOCUMENTOS                               Selecione o curso para visualizar o histórico de notas.   ↓          ...