TV E RÁDIO INESPEC 2007-2023

Protocolo 17.151.048 – 2021. 26 de junho de 2021, as 10:30:57 Análise da web de classe empresarial. Apresentada na plataforma de nível internacional do Google.

domingo, 15 de janeiro de 2023

LICENCIATURA EM FÍSICA CURSO INTERDISCIPLINAR HISTÓRIA DA FÍSICA E CONTEXTUALIZAÇÃO NA PRATICA DOCENTE.

 

LICENCIATURA EM FÍSICA CURSO INTERDISCIPLINAR  HISTÓRIA DA FÍSICA E CONTEXTUALIZAÇÃO NA PRATICA DOCENTE

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI - UNIFAVENI

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

LICENCIATURA EM FÍSICA

SEMINÁRIOS E FÓRUNS

https://wwwforunsead.blogspot.com/

https://ava.pos.unifaveni.com.br/wp-content/uploads/2017/09/A-F%C3%8DSICA-NO-ENSINO-DE-CI%C3%8ANCIAS.pdf

https://ava.pos.unifaveni.com.br/wp-content/uploads/2017/09/HIST%C3%93RIA-DA-F%C3%8DSICA-E-CONTEXTUALIZA%C3%87%C3%83O-DA-PR%C3%81TICA-DOCENTE-1.pdf


RESUMO A problemática sobre técnicas de ensino de Física está presente na maioria das salas de aula do Brasil. Os educadores em sua maioria tendem a ensinar Física de maneira tradicionalista, através de equações sem instigar nos alunos um interesse diferenciado pela Ciência como algo além dessas equações.

https://editorarealize.com.br/editora/anais/enect/2012/Poster_706.pdf

 

 REFERÊNCIAS

AUSUBEL, D., Aquisição e Retenção de Conhecimentos: uma Perspectiva

Cognitiva. Lisboa: Plátano Editora, 1963.

BONADIMAN, H. A., A Aprendizagem é uma Conquista Pessoal do Aluno. Unijuí

– Universidade Regional do Nordeste do Rio Grande do Sul, 2005.

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais –

Ensino Médio – Ciências da Natureza, Brasília, 1997.

BRAÙNA, R., Em busca de novos rumos para a Física do 2º grau. Dissertação de

Mestrado. PUC – Departamento de Educação, Rio de Janeiro, 1990.

BIZZO, N. M. V., Histórias da Ciência e Ensino: Onde Terminam os Paralelos

Possíveis? Revista em aberto, Brasilia, ano 11, n 55, Jul-Set, 1992.

CARVALHO, A. M. P.,VANNUCCHI, A. I., History, Philosophy and Science

teaching: Some Answers to how? Science e Education, Netherlands: Kluwer

Academic Publishers, v. 9, 2000.

FRANCO, J. C., Contribuição da História da Física Didática. O acaso da lei de

queda dos Corpos. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica/

Departamento de Educação, Rio de Janeiro, 1998.

FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Programa

Nacional do Livro Didático do Ensino Médio, Brasília: Ministério da Educação,

2007.

LARANJEIRAS, C. C., Redimensionando o ensino de Física numa perspectiva

histórica. Dissertação de mestrado. Usp/ Instituto de Física/Faculdade de

Educação, São Paulo, 1994.

MARTINS, R. A., Sobre o Papel da História da Ciência no Ensino. Boletim da

Sociedade Brasileira de História da Ciência, v.9, 1990.

NEVES, M. C. D., O resgate de uma história para o ensino de Física. Cadernos

Catarinenses de Ensino, Paraná: UEM/Departamento de Física, v. 9, n. 3, 1992.

PEDUZZI, L. O. Q., Sobre a utilização didática da História da Ciência. In.

Pietrocola, M. Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa

concepção integradora. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001.

PASSERINI, G. A., O estágio supervisionado na formação inicial de professores

de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática

da UEL. Londrina: EL, 2007.

TOLKMITT, V. M. Educação física, uma proposta cultural: do processo de

humanização à robotização. Curitiba: Módulo, 1993.

EMENTA:

INTRODUÇÃO....................................................................................................

1 O SURGIMENTO DA FÍSICA E A COSMOLOGIA ANTIGA..................................

2 A GRÉCIA ANTIGA E A FÍSICA DE ARISTÓTELES...............................................

2.1 A física aristotélica........................................................................................

3 A FÍSICA NA IDADE MÉDIA E NA IDADE MODERNA ........................................

4 O RENASCIMENTO E A MECÂNICA CLÁSSICA .................................................

5 A FÍSICA MODERNA.........................................................................................

6 A TEORIA QUÂNTICA ......................................................................................

7 O EFEITO FOTOELÉTRICO E A TEORIA DA RELATIVIDADE.............................

8 A EVOLUÇÃO DA FÍSICA DESDE GALILEU AO INÍCIO DO SÉCULO XXI .........

9 HISTÓRIA da Física no Ensino Médio ..........................................................

9.1 A necessidade do ensino de História da Física.........................................

10 Problematização e Contextualização no Ensino de Física ........................

10.1 A Contextualização sob Três Enfoques..................................................

10.2 A Relação Didática e as Situações de Aprendizagem.............................

10.3 A Problematização.................................................................................

11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://ava.unifaveni.com.br/historico/

  PAINEL ACADÊMICO PROTOCOLOS DOCUMENTOS                               Selecione o curso para visualizar o histórico de notas.   ↓          ...